Faremos uma reflexão sobre o texto de Mafalda, escrito pelo autor Joaquim Salvador Lavado, mais conhecido como Quino, publicada na década de 60. O texto nos traz um diálogo entre os personagens Mafalda e Miguelito.
A narrativa se passa na casa de Miguelito , onde temos no primeiro quadrinho, o personagem assistindo TV quando é surpreendido por Mafalda que diz:
- Oi, Miguelito! Coisa boa na TV?
Miguelito: - Acabei de ligar...
Em seguida, no segundo quadrinho, o personagem Miguelito se dirije à Mafalda e diz:
- Mas parece que se você passa desodorante, depois come salsichas e aí compra uma máquina de lavar roupas, só não é feliz se for muito idiota.
Esse texto aborda um assunto de grande força na sociedade, o consumismo. Numa sociedade capitalista onde é preciso produzir para que se tenha o acúmulo de riquezas, logo, é necessário que se consuma para que se tenha lucro. Com isso, são utilizados alguns artifícios de divulgação dos produtos para que a sociedade seja induzida ao consumo, a publicidade.
No segundo quadrinho, a fala do personagem Miguelito nos traz situações vividas na época, onde o desodorante nos induz a questão da estética, do cuidado com a aparência. A máquina de lavar mostra o avanço da tecnologia.
Neste diálogo entre os personagens fica claro a apelação dos comerciais de televisão ligando o consumismo à felicidade.
A narrativa se passa na casa de Miguelito , onde temos no primeiro quadrinho, o personagem assistindo TV quando é surpreendido por Mafalda que diz:
- Oi, Miguelito! Coisa boa na TV?
Miguelito: - Acabei de ligar...
Em seguida, no segundo quadrinho, o personagem Miguelito se dirije à Mafalda e diz:
- Mas parece que se você passa desodorante, depois come salsichas e aí compra uma máquina de lavar roupas, só não é feliz se for muito idiota.
Esse texto aborda um assunto de grande força na sociedade, o consumismo. Numa sociedade capitalista onde é preciso produzir para que se tenha o acúmulo de riquezas, logo, é necessário que se consuma para que se tenha lucro. Com isso, são utilizados alguns artifícios de divulgação dos produtos para que a sociedade seja induzida ao consumo, a publicidade.
No segundo quadrinho, a fala do personagem Miguelito nos traz situações vividas na época, onde o desodorante nos induz a questão da estética, do cuidado com a aparência. A máquina de lavar mostra o avanço da tecnologia.
Neste diálogo entre os personagens fica claro a apelação dos comerciais de televisão ligando o consumismo à felicidade.
EXCELENTE!!!
ResponderExcluirC
ExcluirComo posso destacar a relação entre mídia de massa e consumo relacionado com ideologia e cultura ?
ResponderExcluirj
ExcluirObrigado continue sempre!
ResponderExcluirQual o genero do texto
ResponderExcluir😊😊❤👌🏻🔄😐🍉
Excluir